O que é educação baseada em evidências?

Sejam todos bem-vindos. Este espaço pretende ser um lugar onde se possa discutir educação de crianças baseada em evidências. O que vem a ser isso? De forma muito sucinta é a educação cujas práticas procuram ser baseadas mais sobre os resultados de estudos científicos, e menos sobre ideologias e achismos.

Toda decisão a ser tomada sobre educação, desde práticas didáticas em sala de aula, até políticas educacionais poderiam levar em consideração o que os resultados de estudos sérios na área indicam ser eficiente ou não. Ao invés de ficar tateando no escuro, seguir o senso comum, ideias de gurus, ideologias do momento, sem nenhum fundamento científico, a educação por evidências procura se servir dos resultados de estudos realizados em todo o mundo sobre os diversos aspectos da educação. Desde a relação das crianças com seus pais, até a eficácia de determinadas políticas educacionais, passando pelas diversas matérias acadêmicas e o desenvolvimento psicossocial da criança.

Não apenas as práticas escolares podem se beneficiar muito desta abordagem. A relação que nós desenvolvemos com nossos filhos também pode ser melhorada. Não é o caso de tornar esta relação “científica”! Mas quanto mais conhecemos sobre o desenvolvimento humano, mais facilmente podemos entender nossos filhos e, por consequência, aprimorar nosso relacionamento, além de propiciar melhores condições para que cresçam saudáveis em todos os aspectos. Fora o fato de podermos ser mais críticos com relação a tudo que envolva a educação deles: TV, internet, escola, etc. 

Convido a todos a participar desta jornada. Enviando comentários, críticas, sugerindo assuntos de discussão, etc. Somos todos viajantes aqui! Bem-vindos a bordo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que está por trás do comportamento? Percepções - parte 1

A escola mata a criatividade?

Escolas da Finlândia trocam letra cursiva por tablets